top of page

Clipping

 

 

Reino Unido é o país para onde estão a ir cada vez mais portugueses

 

Catarina Gomes 

10/03/2014

 

A ideia de que a emigração portuguesa é hoje feita de pessoas altamente qualificadas “é uma ilusão”, diz o investigador João Peixoto. “A maioria das saídas não são de mestres e doutores.” Conferência em Lisboa vai reunir vários estudiosos para debater os portugueses que saem do país.

Público, aqui.

 

 

 

“Até a emigração se tornou precária”

 

Catarina Gomes 

10/03/2014

 

 “Sentem-se ofendidos se os chamamos emigrantes. Vêem-se como expatriados, pessoas em trânsito, tudo menos emigrantes”, diz a antropóloga Marta Vilar Rosales.

Público, aqui.

 

 

 

Uma tempestade demográfica perfeita

 

Direcção Editorial 

10/03/2014

 

A razão por que não nascem, por que estão a sair e por que não estão a entrar é a mesma.

Público, aqui.

 

 

 

Evento sobre emigração portuguesa contemporânea debate saída de jovens qualificados

 

11 Março, 2014

 

A emigração portuguesa contemporânea é o tema de um debate que vai reunir em Lisboa, nos próximos dois dias, vários especialistas portugueses e tem como convidado especial o britânico Russell King.

Organizada pelo Centro de Investigação de Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, pela Rede Migra e pelo Observatório da Emigração, a conferência está dividida em vários painéis temáticos, com destaque para a reflexão em torno da saída crescente de trabalhadores qualificados, nomeadamente jovens, potenciada pela crise econômica.

Mundo Lusíada (Brasil), aqui.

 

 

 

Emigração terá levado um quinto dos trabalhadores qualificados de Portugal

 

Catarina Gomes 

12/03/2014

 

“A maior parte das pessoas que saem de Portugal destinam-se a actividades na construção civil, hotelaria e limpezas”, disse secretário das Comunidades.

Público, aqui.

 

 

 

Emigração portuguesa é maioritariamente não qualificada

 

Lusa

12 março 2014

 

O secretário de Estado das Comunidades negou hoje que a emigração esteja a aumentar exponencialmente e sobretudo entre licenciados, sublinhando que "as migrações são uma constante" em Portugal e construção e hotelaria ainda são os setores mais procurados.

DN, aqui.

 

 

 

Portugal é o 2º país da UE com maior percentagem de emigrantes

 

Lusa

2014-03-12

 

Alerta lançado pelo investigador Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração.

Tvi24, aqui.

 

 

 

Mais de dois terços dos portugueses emigrados estão na Europa

 

Rafaela Burd Relvas

2014-03-12

 

Entre a década de 1960 e 2010, o número total de portugueses emigrados duplicou. Mas, só na Europa, o número de portugueses emigrados é hoje nove vezes maior do que há 50 anos. "A emigração portuguesa é, hoje,uma questão cada vez mais europeia e, com um mercado livre, só por milagre não seria assim", diz Rui Pena Pires, coordenador científico do Observatório da Emigração.

Dinheiro Vivo, aqui.

 

 

"O drama dos trabalhadores portugueses em todo o mundo foi quase esquecido"

Rafaela Burd Relvas

2014-03-12

 

Uma grande parte da opinião pública portuguesa esqueceu durante décadas a temática da emigração portuguesa, tendo sido ignorado o drama que muitos trabalhadores portugueses viveram em vários pontos do mundo. A crítica é feita pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que abriu a conferência "Emigração Portuguesa Contemporânea", a decorrer hoje no ISCTE, em Lisboa.

Dinheiro Vivo, aqui.

 

"Os jovens emigram para deixarem de ser jovens"

Rafaela Burd Relvas

2014-03-12

 

As fracas condições remuneratórias em Portugal, a dificuldade em evoluir na carreira e consequente impossibilidade de constituir família e ter casa própria são as razões que levam os jovens portugueses a emigrar. A conclusão é do estudo "Geração Europa?", onde se analisou a recente vaga de emigração jovem para França, apresentado hoje pelo sociólogo João Teixeira Lopes na conferência "Emigração Portuguesa Contemporânea".

Dinheiro Vivo, aqui.

 

Governo desmistifica. Maioria dos emigrantes não é licenciada

2014-03-12

 

"As migrações são uma constante" em Portugal e construção e hotelaria ainda são os sectores mais procurados, diz o secretário de Estado das Comunidades.

Rádio Renascença, aqui.

 

 

Os cinco mitos sobre a emigração portuguesa

 

Margarida Peixoto

13/03/14

 

Portugal exporta sobretudo “cérebros”, que emigram porque não têm emprego e vão para Angola ou para o Brasil. Verdades? Verdades feitas, respondem os especialistas.

Económico, aqui.

 

 

 

Portugal no topo da emigração na UE

 

Dina Margato

2014-03-13

 

Reino Unido transformou-se no primeiro destino. Regresso não significa fixação, há quem repita a aventura.

Jornal de Notícias, aqui.

 

 

 

Engenharia absorve um quinto dos qualificados

 

Dina Margato

2014-03-13

 

Estudo revela que 89,7% dos qualificados têm emprego no país onde se instalaram.

Jornal de Notícias, aqui.

    

 

La votation du 9 février divise au sein de la communauté portugaise 

Olivier Bonamici

2014-03-13

 

Depuis le début de la crise économique, de plus en plus de Portugais quittent leur pays pour travailler à l'étranger. Les chiffres officiels ont été publiés mercredi à l'occasion d'une conférence organisée à Lisbonne, où il a également été question de la Suisse. Par le correspondant de RTSinfo à Lisbonne, Olivier Bonamici.  

 

Radio Télévision Suisse, aqui

 

Emigração actual maioritariamente não qualificada

 

Lusa

2014-03-20

 

Construção e hotelaria ainda são os sectores mais procurados, indica José Cesário. O secretário de Estado das Comunidades negou, no passado 12 de Março, que a emigração esteja a aumentar exponencialmente e sobretudo entre licenciados, sublinhando que “as migrações são uma constante” em Portugal e construção e hotelaria ainda são os sectores mais procurados.

Correio de Venezuela, aqui.

 

 

 

Portugal é o segundo país da Europa com maior número de emigrantes

 

Ana Grácio Pinto

21 Março de 2014

 

Segundo as Nações Unidas, “Migrante” é toda a pessoa que muda de país de residência habitual, por um período não menor a 12 meses. No grupo dos países que podem ser citados como exemplo de povo migrante, Portugal ocupa lugares cimeiros, apesar de ter apenas 10 milhões de habitantes. É bom estarmos conscientes de que há 2,2 milhões de portugueses, nascidos em Portugal, e que hoje vivem noutros países”, defende José Cesário. O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi um dos participantes da conferência «Emigração portuguesa contemporânea», organizada a 12 e 13 de março, pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e reuniu vários investigadores portugueses que tem realizados estudos centrados na emigração nacional.

Munto Português, aqui.

 

 

 

Europa quer profissionais de saúde lusos

 

Cátia Mateus

28.03.2014

 

Portugal prepara-se para receber o segundo evento de recrutamento internacional orientado para profissionais de saúde, em menos de um mês. A presença de empresas estrangeiras e o número de oportunidades disponibilizadas, comprovam que os profissionais de saúde nacionais estão na rota da internacionalização, apesar de também a nível nacional se registarem carências.

ExpressoEmprego, aqui.

 

 

 

Emigração leva do País um em cada três enfermeiros

 

Ricardo Soares

18 Março, 2014

 

Área da Saúde é a que tem registado maior perda de profissionais qualificados Portugal perdeu um quinto dos trabalhadores qualificados para a emigração. O problema é ainda mais grave na Saúde, área que perdeu o equivalente a cerca de um terço dos enfermeiros formados todos os anos pelas universidades portuguesas. Os dados foram apresentados esta semana numa conferência internacional, em Lisboa.

Tribuna da Madeira, aqui.

 

 

 

Para onde emigram mais os portugueses?

 

Cátia Lopes

10 Março, 2014

 

Segundo o investigador João Peixoto, o Reino Unido é o país de destino da maioria dos portugueses que emigram. Diz ainda que, a ideia de que os actuais emigrantes portugueses são altamente qualificados, “é uma ilusão.”

O povo ordena, aqui.

 

 

 

Conferência da Emigração Portuguesa Contemporânea @ ISCTE

 

11 de Março, 2014

 

Tenho recebido alguns emails e conhecido relatos de Portugueses muito mal informados (ou que simplesmente não se deram ao trabalho de informar - "é preciso ter visto para trabalhar no uk?") e esta é uma excelente oportunidade par aprender algo sobre a emigração pelas mãos de quem a realmente estudou (;-)

London Calling, aqui.

 

 

 

O mito dos cérebros

 

11 de Março, 2014

 

Um estudo sobre emigração portuguesa, financiado pela FCT e desenvolvido por docentes do ISCTE, desmistifica algumas ideias-feitas. Por exemplo: «Fala-se da fuga de cérebros. Claro que sim, nunca houve tantos licenciados a sair do país, mas [...] a maioria das saídas não são de mestres e doutores. É uma ilusão pensar que Portugal passou a ter uma emigração sobretudo qualificada. Que a árvore não esconda a floresta.

Da Literatura, o blogue de Eduardo Pitta, aqui.

 

 

 

Emigração portuguesa é maioritariamente não qualificada

 

Março 15, 2014

 

Não sabemos de se queixam os jovens licenciados angolanos em relação aos emigrantes portugueses pois segundo o secretário de Estado das Comunidades português, José Cesário , dos vinte mil portugueses que emigram de Portugal para Angola a maior parte vai para a construção civil e são mão de obra não qualificada, por isso quem deve ter razão de queixa são os angolanos que se encontram actualmente a funcionar no mercado paralelo sem qualificações académicas.

Circulo angolano intelectual, aqui.

 

 

 

Cresce a emigração portuguesa para Angola e Moçambique

 

13 de Março, 2014

 

A persistente crise económica em Portugal obriga cada vez mais portugueses a emigrar. Angola e Moçambique são destinos de eleição, por afinidades históricas e linguísticas.

Reflectindo sobre Moçambique, aqui.

 

 

 

Cresce a emigração portuguesa para Angola e Moçambique

 

João Carlos

13.03.2014

 

A persistente crise económica em Portugal obriga cada vez mais portugueses a emigrar. Angola e Moçambique são destinos de eleição, por afinidades históricas e linguísticas.

Deutsche Welle, aqui.

 

 

 

Emigração levou um quinto dos trabalhadores qualificados de Portugal

 

Catarina Gomes, in Público on-line

13.03.2014

 

“A maior parte das pessoas que saem de Portugal destinam-se a actividades na construção civil, hotelaria e limpezas”, disse secretário das Comunidades.

Pobreza Na Imprensa. Um Observatório da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, aqui.

 

 

Veja o vídeo da conferência: 

 

New migration dynamics on the southern periphery of Europe

Russell King (Sussex University, UK)

bottom of page